Fundada em 2006, a Alma d’Arame desenvolve a sua atividade no Alentejo, especialmente no Município de Montemor-o-Novo onde somos participantes ativos no panorama cultural e artístico.
Acreditamos com fervor na essência que fundamenta este projeto: dar alma às almas d’arame. Assim, pretendemos contribuir para a divulgação e democratização do acesso às artes cénicas, com particular destaque para o teatro de marionetas.
O percurso da Alma d’Arame pauta-se pela criação, programação, formação e colaboração criativa com entidades locais, nacionais e internacionais.
A nível local, tem vindo a desenvolver: uma parte da programação da Festa do Teatro, projeto desenvolvido com o Município de Montemor-o-Novo; criação e programação cultural no nosso espaço, Alma Box, e noutros locais de apresentação da região; dois festivais anuais, o Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo e o Encontro de Marionetas Tradicionais; parcerias com o Agrupamento Vertical de Escolas de Montemor-o-Novo no desenvolvimento de vários workshops para a comunidade escolar e público em geral tendo em vista a criação de novos públicos para o teatro de marionetas.
Para além das nossas criações, o Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo é um dos maiores marcos da programação anual da nossa associação. Começou por ser um evento local mas ao longo dos anos consolidou-se como um evento de grande referência a nível nacional e internacional.
Vamos além da criação e programação cultural: a Arte tem um inegável potencial interventivo em muitos setores da sociedade, sendo a educação, a inclusão e a saúde mental três eixos em que nos focamos. Procuramos trabalhar estes eixos através da interdisciplinaridade com programas e projetos que desenvolvemos – com financiamento estatal e municipal, entre outros.
Lutamos para valorizar o património da marioneta tradicional e propalar a contemporânea. Somos arrojados nas nossas abordagens e criações. Os nossos espetáculos procuram levar ao público de todas as idades as diferentes formas e abordagens do teatro de manipulação de marionetas e objetos, desde a técnica tradicional a técnicas mais modernas e tecnológicas. Esta é a linha condutora que acompanha o nosso percurso desde o início. Esta abordagem permite estabelecer uma ligação entre o que parece irremediavelmente separado, mostrando que a criatividade não aceita limites.
As Almas por trás desta Associação Cultural estão sempre vivas, e, todos os anos a Alma d’Arame estreia novas criações.